terça-feira, 27 de março de 2018




JORNAIS FARROUPILHAS

Pesquisa de Dari J. Simi



Três foram os jornais publicados pelos republicanos farroupilhas: O Povo; O Americano e Estrella do Sul.  Todos de vida efêmera. O mais longo foi O Povo, com 160 edições. Após veio o jornal O Americano com apenas 36 edições e o mais curto foi o Estrella do Sul, com apenas 3 edições conhecidas. O Museu Julio de Castilhos, de Porto Alegre, publicou, em 1930, todas as edições completas do três jornais farroupilhas, em dois volumes. No 1º volume, todas as edições de O Povo e no 2º volume os jornais O Americano; Estrella do Sul e também o jornal O Mensageiro, editado em Porto Alegre pelos imperialistas do Rio Grande do Sul para publicação de seus atos oficiais. Ainda no mesmo volume foi acrescentado cópia da Constituição da República Rio-Grandense.

O POVO ( 1838-1839 ) – Jornal político, literário e ministerial da República Rio-Grandense. Para sustentar a obra da República Rio-Grandense, proclamada em meio à Revolução Farroupilha, o governo revolucionário promoveu a edição de um jornal, O Povo, cuja primeira edição veio a público em 1º de setembro de 1838 na cidade de Piratini, a primeira capital farroupilha. O jornal, cujo editor era o italiano Luigi Rossetti e redator Domingos José de Almeida, circulava às quartas-feiras e sábados. A partir de 6 de março do ano seguinte, com a transferência da capital farroupilha para Caçapava, O Povo passou a ser editado nessa cidade. Após a morte de Rossetti, num combate em Viamão, o encargo de editor passou para outro italiano, João Baptista Cuneo. Um ataque dos imperiais a Caçapava destruiu o maquinário da tipografia, pondo fim ao  jornal em 1839. O jornal chegou a 160 edições.



O AMERICANO (1842-1843) – Jornal oficial da República Rio-Grandense.  Surgiu em Alegrete, terceira capital farroupilha,  quando ali foi instalado o governo revolucionário. Era uma folha de combate, bem feita, publicava magníficos artigos editoriais. A sua publicação coincidiu com o funcionamento da Assembléia Constituinte e as atas das sessões do conclave de que saiu a Constituição da República Rio-Grandense. Teve 36 edições.




ESTRELLA DO SUL (1843) -  O Americano foi substituído pela Estrella do Sul, jornal farroupilha que teve pouca duração. Não se conhecem mais do que três edições, todas do ano de 1843.



Livro contendo cópias de jornais
 do período farroupilha

Livro com biografia de Luiz Rossetti, 
o editor do jornal O Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário