quarta-feira, 23 de junho de 2021

 MINHA FAMÍLIA DE IMIGRANTES ITALIANOS

EM ANTIGA FOTOGRAFIA

 

Falar em retratos velhos

É um erro que cometemos

Os retratos não envelhecem

Nós é que envelhecemos.

  Pesquisa de Dari J. Simi

PIETRO DELLA GIUSTINA -  Nascido em 1838 no Município de Vittorio em Saravalle, Itália , paróquia de Santa Maria.  O pároco se chamava Dom Giuseppe Dalcin . Morou em Treviso. Era filho de Giovanni Della Giustina e Apollonia Tollot. Casado na Itália com   Giovanna D'Assie , nascida a 06-02-1841; filha de Domenico D’Assie e Maria Zanetti.  Falecida na década de 1880, no Brasil, com mais de 40 anos de idade.  Pietro veio para o Brasil no dia 31 de maio de 1879 com esposa e filhos e fixou residência em linha 7,  Silveira Martins, quinto distrito de Santa Maria,RS.  Pertencia à paróquia de Arroio Grande. Naquela época, para viajar era necessário atestado de boa conduta, que recebeu em 1879, conforme documento nº 83 do município de Vittorio, Itália. Recebeu  também um documento fornecido pela igreja com o seu nome, da sua esposa e de seus filhos onde consta a data de nascimento de cada um. Documento escrito em Saravalle, Vittorio, no dia 31 de março de 1879.” Pietro faleceu em 17-11-1899 em Silveira Martins, RS, aos 61 anos de idade. 

Minha avó Lúcia Della Giustina nasceu em  24/06/1883 em Arroio Grande, RS, Linha 7 Sul,  localidade que pertencia à 4ª Colônia de Silveira Martins, e falecida a 28/6/1951. Era filha de Pietro Della Giustina e Joana D'Assie  Della Giustina.   Casada com meu avô Silvio Brocardo, pais de minha mãe.

Na fotografia do final do século XIX, tirada pelo ritratistae Antonio Dal Forno: filhos, noras e netos de Pietro. Minha avó Lúcia é a primeira da esquerda. Minha bisavó Giovanna d’Assie não está na foto, já era falecida.

Mais informações sobre essa família e outros imigrantes italianos, ver no meu blog O POVO DO SUL.

Foto original do acervo de Dari J. Simi


Cópia da foto original



Nenhum comentário:

Postar um comentário