quarta-feira, 14 de agosto de 2013

JOÃO DE OLIVEIRA


Pesquisa: Dari José Simi



Toda cópia de qualquer texto ou imagem de meus  blogs solicitar autorização expressa através do email - darisimi@gmail.com. LEI Nº 9.610 de Fevereiro de 1998, que regulamenta os direitos autorais.



Músico nativista gaúcho, natural de Canoas, onde nasceu a 12 de agosto de 1948 e onde  mora. Filho de Francisco Gonçalves de Oliveira e de Jovelina da Silva de Oliveira. João é o 2º  de uma família de 4 filhos (Terezinha, João, Pedro e Jorge). Seu pai também era músico, tocador de banjo e cavaquinho. Estabeleceu-se no bairro Mathias Velho, na década de 1950, com um bar e armazem.
João desde pequeno demonstrava vocação para a música e aprendera tudo com seu pai. Fez parte de diversos conjuntos musicais onde tocou cavaquinho, violão e guitarra elétrica. O conjunto que mais tempo permaneceu foi o “Noli e Seus Lunares” (Noli, Zenor, Joãozinho e João de Oliveira). Foram 8 anos tocando todo tipo de música, animando bailes de Canoas e municípios da Grande Porto Alegre.  Eventualmente conseguiam contrato para tocar em clubes do interior do Estado do Rio Grande do Sul. O conjunto gravou um único LP – “Noli Farias, águas passadas”.



 
João de Oliveira, o cavaquinho e seu primeiro conjunto



João de Oliveira e Gildo de Freitas

João de Oliveira orgulha-se de ter acompanhado diversos artistas famosos que passaram por Canoas, nos anos 60/70/80.  Tocou com Gildo de Freitas, Valdik Soriano, Vanderlei Cardoso, Agnaldo Rayol, Adair José, Prateado e Belinho, entre outros.





   João de Oliveira e Valdik Soriano




João de Oliveira e Vanderlei Cardoso



Adair José e João de OLiveira



João de Oliveira cantor e guitarrista



João de Oliveira cantor e guitarrista





João de Oliveira com Agnaldo Rayol e companheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário