domingo, 8 de agosto de 2021

 


LAMPIÃO A QUEROSENE KOSMOS BRENNER
Antigo lampião a querosene que pertenceu à estação Jacuí, da antiga linha ferroviária que ligava Porto Alegre a Uruguaiana. O lampião tem a seguinte marcação “VFRGS of teleg Jacui N 278”, abreviado oficina telegráfica.
A ESTAÇÃO: A estação de Jacuí foi inaugurada em 1885 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Teve muito mais importância no início, quando foi ali que se instalaram as oficinas telegráficas da ferrovia e também um depósito de locomotivas.Em 1960 isso já não funcionava mais.
Os trens de passageiros deixaram de passar por ela em 1996, mas a estação já estava provavelmente desativada na época. Hoje o prédio encontra-se em ruínas no município de Restinga Seca.
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.






























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