terça-feira, 27 de julho de 2021


 

25 DE JULHO, DIA DO IMIGRANTE
Hoje, 25 de julho, comemora-se o Dia da Imigração Alemã no Brasil.
Um pequeno grupo de imigrantes alemães chegou ao Brasil no ano de 1824.
O grupo foi instalado na Real Feitoria do Linho Cânhamo,
núcleo inicial da atual cidade de São Leopoldo.
Monumento: Localizado na praça do Imigrante,
à margem do Rio dos Sinos, o Monumento do Imigrante
foi construído em 1924, em comemoração ao centenário da imigração.
O IMIGRANTE
Poema de Dari J. Simi
Eu vim de um mundo distante
Do outro lado do oceano
Para abrir caminhos novos
Plantar sonhos e esperanças.
Eu vim em busca de terra
Me deram enxada e facão.
Saudades trouxe comigo
Naveguei prá ter o pão.
Quantos amigos deixei
Talvez um dia encontrar,
Não passam de ilusões,
Vim de longe navegar.
Amigos, quantos amigos
Nunca mais verei, irmãos.
Os prazeres que encontrei,
Suor e calos nas mãos.
Serrania e terra bruta,
Trabalho e solidão.
Amarrei o meu destino
Nos casco do alazão.
Carovi e o pintado,
Os bois de puxar arado,
Madeiras para o meu rancho,
Moirões para o aramado.
Moinho com água da sanga
A produzir a farinha,
No terreiro a bicharada,
Pato, marreco, galinha.
Uma venda ou bolicho
Prá repartir produção
Entre os amigos da roça,
Arroz, farinha , feijão.
Vencidos os primeiros anos
Prosperou a comunidade,
Os filhos foram crescendo,
estudando na cidade.
Colônias, hoje são marcos
De amor e prosperidade,
Gerações de descendentes,
Orgulho do nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário