quinta-feira, 23 de agosto de 2018




Buffalo Bill ou William Frederick Cody
Texto de Dari J. Simi
Personagem  real que viveu entre índios e cowbois do Velho Oeste Norte Americano.  William Frederick Cody recebeu o nome de Buffalo Bill por ter sido um famoso matador de búfalos, o que hoje seria visto como um sanguinário exterminador de um animal que quase foi extinto, mas naquela época, século XIX, até matar índios era bonito.
William Frederick Cody nasceu em 26 de fevereiro de 1846, perto de Le Claire, Iowa, EUA e faleceu em Denver, Colorado, em 10 de janeiro de 1917, aos 70 anos.
Como guia e grande conhecedor do território do oeste, Buffalo Bill acompanhou a cavalaria do exército americano, que foi construindo fortes e combatendo os índios. Muitos tratados de paz foram assinados entre o governo e as nações indígenas e nunca eram cumpridos pelos brancos conquistadores. Os índios eram expulsos de suas terras e enviados para reservas onde as terras eram inférteis e os seus búfalos, principal fonte de alimentação, não existiam.
No livro “Enterrem meu coração na curva do rio”, escrito por Dee Brown, o autor coletou depoimentos dramáticos de inúmeros chefes índios relatando a triste condição em que eram submetidos. Vale a pena lê-lo.
A partir de 1883, Buffalo Bill deixou de prestar seus serviços ao governo americano e criou um show teatral (Buffalo Bill’s Wild West Show – Show do Oeste Selvagem) para divulgar o que aprendera com os índios e os cowbois. Viajou pelo interior de seu país, e até pela Europa,  apresentando cenas do Velho Oeste. Contradou índios, vaqueiros, Calamity Jane (Jane Calamidade) e Annie Oackley.
Nos Estados Unidos existe um grande museu – Buffalo Bill Center of the West  – que conta toda a história desse grande herói do faroeste, das histórias em quadrinhos (gibis) e dos filmes  da época de ouro do cinema, os anos da década de 1950 no Brasil.
O museu fica na cidade de Cody, Wyoming.  Também na cidade de Le Claire, Iowa, existe outro museu dedicado à memória de Buffalo Bill. E no Colorado também situa-se o The Buffalo Bill Museum and Grave. Todos são muito visitados por turistas do mundo inteiro.
Sempre fui fã desse herói dos quadrinhos e do faroeste, gênero este que foi muito curtido pela juventude de minha época. Trocávamos gibis antes do início do matiné, nas tardes de domingo em frente ao Cine Vitória, ficava na rua Itororó, ou no Cine Rex do centro de Canoas.
Para curtir um pouco dessa nostalgia, fotografei alguns livros, gibis e filmes do Buffalo Bill, que guardo em minha coleção. Algumas fotos copiei de um site americano. Para aumentar a foto clic em cima.


Gibi de 1955 da RGE
Buffalo Bill entre índios sioux



Capa de livro 

Buffalo Bill e o chefe Sitting Bull

Buffalo Bill entre amigos




Buffalo Bill and Pawnee Bill

Calamity Jane (Jane Calamidade)


Annie Oakley

Annie Oakley

Capa de gibi americano

Capa de gibi americano








Cidade onde nasceu Buffalo Bill

Livro

Buffalo Bill

Sitting Bull

Gibi nº 1, de 1954, da Rio Gráfica Editora



Notícia da morte de Sitting Bull, 
em 15 de dezembro de 1890 


Sitting Bull


Sitting Bull em nota de 20 dólares



Capa de livro

Capas de livros






Capa de livro





Buffalo Bill




Buffalo Bill aos 19 anos














Nenhum comentário:

Postar um comentário